Texto
“A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.” Do outro lado da linha, vermelho de raiva e com ímpetos de entrar pelo telefone para agredir a voz incorpórea, o consumidor – impotente ̶ bufa e desiste. Sente-se um palhaço, sem picadeiro nem aplausos. Repetida à exaustão e seguida de uma música que a ocasião torna insuportável, a mensagem gravada pode ser considerada uma prova de pouco caso com o consumidor. Afinal, ela parece prever uma longa espera para quem está do outro lado da linha. A cena, comum, indica que as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial apregoados aos quatro ventos pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços podem transformar-se num grandíssimo engodo.
(Isto É, 7/02/2001, p.80)
Usando conhecimentos prévios, podemos inferir a partir da leitura do texto que: I - O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e o que prova isso são as palavras “as facilidades tecnológicas e o atendimento preferencial”.
II - O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e inferimos isso a partir da nossa vivência como consumidores, enfrentando horas de espera, música insuportável e uma voz virtual.
III- O ponto de vista do redator do texto é elogiar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços e inferimos isso a partir da primeira frase do texto “A sua ligação é muita importante para nós, não desligue.”
IV- O ponto de vista do redator do texto é criticar o atendimento de empresas fornecedoras de produtos e serviços, e inferimos isso a partir de algumas palavras de valor negativo que ele usa no texto como: consumidor impotente, música insuportável, prova de pouco caso, grandíssimo engodo.
Assinale a alternativa que indique qual (quais) afirmação (afirmações) está (estão) correta