Texto
O choque cardiogênico é um estado no qual o coração, subitamente enfraquecido, não é capaz de bombear sangue suficiente para as necessidades do corpo. Essa condição é uma emergência médica, que é fatal se não for tratada imediatamente. A causa mais comum do choque cardiogênico é dano ao músculo cardíaco em decorrência de ataque cardíaco. Porém, nem todos que têm ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. De fato, apenas em torno de 7% das pessoas que sofrem ataque cardíaco desenvolvem choque cardiogênico. Quando o choque cardiogênico ocorre, ele é muito perigoso. Ele é a causa mais comum de morte decorrente de ataque cardíaco. Sintomas e sinais de choque
Alguns sinais e sintomas de choque incluem: * Confusão. * Perda de consciência. * Batimento cardíaco subitamente rápido. * Sudorese. * Pele pálida. * Pulso fraco. * Respiração rápida. * Urinação diminuída ou interrompida. * Mãos e pés frios.
Se suspeitar que você ou alguém está em choque, chame atendimento de emergência imediatamente. Cuidado médico imediato é necessário para prevenir ou limitar danos ao cérebro e outros órgãos, e para potencialmente prevenir a morte.
Prognóstico para o choque cardiogênico
No passado quase ninguém sobrevivia a choque cardiogênico. Atualmente, em torno de 50% das pessoas que sofrem choque cardiogênico sobrevivem. Isso é devido ao reconhecimento imediato dos sintomas e melhoria nos tratamentos que restauram o fluxo sanguíneo ao coração e o ajudam a bombear melhor. Em alguns casos, aparelhos que assumem a função de bombeamento do coração são usados. Implantar esses aparelhos requer cirurgia.
Choque metabólico: é o choque da perda de fluídos corporais. Esse choque é observado nos casos de vômito e diarréia mais graves.