Ciclo de vida dos produtos
UNIP LIMEIRA
CURSO: COMÉRCIO EXTERIOR – 1° SEMESTRE
Catharina Duarte Armond
Clayton Silva
26/09/2012
EXERCÍCIO:
Explicar a importância do Ciclo de Vida do Produto, cada etapa e as estratégias necessárias.
Quando consideramos que um produto possui uma vida limitada, assumimos também que ele atravessa diferentes estágios, cada qual com desafios, oportunidades e problemas particulares.
O CVP contempla essas diferentes fases na vida de um produto. Ao estudá-lo e compreendê-lo, nos tornamos aptos a definir e executar estratégias de marketing mais assertivas para cada estágio. Essa é a importância do CVP.
Quanto aos estágios de vida do produto, o CVP nos apresenta os seguintes:
Introdução = Período no qual o produto está sendo introduzido no mercado, caracterizado pelo baixo crescimento nas vendas e pelos baixos lucros ou até mesmo a inexistência de lucro, devido aos altos investimentos provenientes do lançamento do produto.
Crescimento = Período de aceitação do mercado quanto ao produto, com aumentos substanciais de lucratividade.
Maturidade = Fase de estabilização dos lucros, podendo-se observar também um declínio frente ao aumento da concorrência. O produto, nesse estágio, já alcançou a aceitação da maioria dos compradores potenciais.
Declínio = Período em que as vendas caem vertiginosamente e os lucros desaparecem.
Já quanto às estratégias de marketing para as fases do CVP, podemos considerar:
Introdução = Oferta de produto básico com preço elevado e distribuição seletiva. Deve-se investir pesadamente em promoções de vendas para incentivar a experimentação, além de se construir uma consciência de produto entre os adotantes e distribuidores imediatos.
Crescimento = Nessa fase deve-se oferecer ampliações de produto, atendimento e garantia. O preço deve ser de penetração e a distribuição intensiva. As promoções de vendas devem ser reduzidas, para se tirar vantagem da grande demanda e a consciência de produto