Texto: O menino e a caixa relacionado as disciplinas cursadas
ED-I – TG – 1º bimestre para 1º semestre de 2012
Texto contendo relações entre o texto “O menino e a caixa” e as disciplinas cursadas:
Considerando a existência de várias teorias que tratam da construção do conhecimento e da forma como o profissional, nesse caso o professor, se posiciona frente a esse desafio, faço aqui minhas considerações a respeito da teoria e prática.
Após leitura do texto O menino e a caixa, volto-me a disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem para estabelecer algumas relações entre o texto e essa disciplina. No entanto, me recordo do Behaviorismo (abordagem comportamental), onde o professor sabe tudo e os estudantes são seus seguidores. Neste conceito o professor não quer novas idéias porque isto desorganiza o que foi previamente planejado. Os estudantes aprendem a obedecer, repetir e NÃO criar, inovar ou falar dos seus pensamentos. Não há socialização, os estudantes respondem o que o professor quer, do contrário, significa que a resposta está errada e deverá ser corrigida.
Também prevalece aqui o sistema tradicional de ensino que se baseia em uma visão empirista do conhecimento. E o modelo pedagógico que mais se enquadra no texto e a pedagogia diretiva, onde os conhecimentos e as informações partem do professor para o aluno.
Em relação a minha prática, ainda não consigo associá-la a uma única teoria, mas compartilho da idéia de que é no processo de interação com o outro que nos constituímos como somos, que construímos e refletimos sobre os nossos discursos, pois, segundo Vygotsky, o conhecimento é construído em contato com a prática social; a aprendizagem é coletiva e construída pela interação e o professor é mediador. Sendo assim, considero que minha prática de sala de aula reflita um pouco mais da abordagem interacionista, de forma que o mais importante é a constante reflexão que faço sobre a minha prática com o objetivo da construção do conhecimento.
Quanto às minhas reflexões