Texto e textualidade
Texto, etimologicamente, quer dizer tecido, ou seja, trata-se de uma trama onde se devem enredar as palavras. Hoje, o Míni Houaiss (2001: 508) traz a seguinte definição para o termo:
1. Conjunto de palavras, frases escritas; 2. Trecho ou fragmento de obra de um autor; 3. Qualquer material escrito destinado a ser falado ou lido em voz alta (...)
Já a Linguísticas do Discurso procura estudar os textos como manifestações linguísticas produzidas por indivíduos concretos em situações concretas, sob determinadas condições de produção (Kock, 1997, p.1), entendendo-os numa situação interacionista.
Atenção: texto= Uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou audição), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente da sua extensão.
1. COESÃO
Fávero (1999, p.10) assim define coesão:
A coesão, manifestada no nível microtextual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma sequência. Podemos dizer, portanto, que coesão é o nome com que designamos as estratégias de ligação utilizadas num texto para torná-lo todo, ou seja, o uso de elementos capazes de estabelecer elos. Esses elos podem “amarrar” elementos mencionados anteriormente no texto, ocorrendo então o que os estudiosos chamam de anáfora.
Ex. Fiz todos os exercícios indicados pela professora, mas minha amiga Carla não os fez (isto é, não fez os exercícios).
.2. COERÊNCIA Coerência diz respeito ao sentido do texto.
A coerência (...), manisfestada em grande parte macrotextualmente, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações subjacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante. Assim a