Texto e textualidade
São aqueles que tratam da linguagem em uso, da prática linguística, ou seja, da linguagem no contexto comunicativo. São os chamados fatores extratextuais. São cinco:
• Intencionalidade: diz respeito às intenções do locutor ao produzir seu texto. Estas podem ser informar, impressionar, convencer, pedir, ofender, etc.
• Aceitabilidade: refere-se à expectativa do leitor de que o texto seja coerente, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos e a cooperar com os objetivos do produtor.
• Situacionalidade: diz respeito á pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. É a adequação do texto à situação sociocomunicativa.
• Informatividade: diz respeito à quantidade de informações novas de um texto. Se forem muitas, o leitor pode considerar o texto incoerente, se forem poucas o texto não será interessante.
• Intertextualidade: é o diálogo entre textos, a relação que um texto estabelece com os demais .
FATORES LINGUÍSTICOS
COERÊNCIA
A coerência é o sentido ou nexo do texto. Para que produzamos sentido na leitura de um texto é necessário que compartilhemos com seu autor dos mesmos conhecimentos lingüísticos e da realidade em que vivemos. Observe o exemplo a seguir retirado do livro Lutar com Palavras:
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor desconhecido)
Leia o texto a seguir e responda: você o considera coerente? Por quê?
Vidinha Redonda
Kátia da Costa Aguiar
Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebê, choro, sobressalto, cocô, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vômito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom,