Marketing internacional
Segundo a definição de Keegan, (KEEGAN, W. J; GREEN, M. C, 1999) marketing internacional é um processo que visa aperfeiçoar os recursos e orientar os objetivos de uma organização através das oportunidades de um mercado global.
Trabalhar no mercado interno é mais fácil e mais cômodo para a empresa, pela proximidade cultural e geográfica. Um dos grandes desafios para uma empresa que atua no exterior é adequar o seu produto num país com estilo, poder de compra e cultura que difere de sua região de origem.
Uma empresa ao avaliar as oportunidades do mercado externo, muitas vezes vê a oportunidade de ampliar seu mercado, seja para obter vantagem competitiva, seja para não depender apenas do mercado doméstico. No entanto, para a empresa, escolher um segmento do mercado externo, requer da empresa um estudo detalhado de suas próprias limitações e da reação do mercado à entrada de um novo concorrente. Essas decisões são o que compõe a estratégia de marketing internacional.
DIFERENÇA ENTRE MARKETING INTERNACIONAL E MARKETING LOCAL
Pode-se afirmar que do ponto de vista internacional o marketing se diferencia do marketing local em relação ao mercado-alvo a ser atendido, que passa a ser em outro país, pois a maioria dos demais componentes do marketing é equivalente. No entanto, existe a necessidade de adaptação, pois as estratégias deverão ser adequadas às características de cada nação em particular, em seus aspectos econômicos, socioculturais, políticos/legais, financeiros e tecnológicos.
FUNÇÃO DFO MARKETING INTERNACIONAL
A principal função do marketing internacional é realizar atividades mercadológicas e gerenciar o fluxo de bens ou de serviços desde uma empresa até aos seus consumidores ou usuários, em mais de um país, levando-se em conta a diversidade cultural, racial e social de cada região ou pais. Esta função teve início nos primórdios da era mercantilista, quando começou a haver movimentos comerciais entre nações. Claro que nesta época não