Marketing Internacional
A principal função do marketing internacional é gerenciar o fluxo de produtos ou serviços de uma empresa aos seus consumidores ou usuários em mais de um país, levando em conta a diversidade cultural, racial e social de cada região ou pais. Segundo Philip Kotler o marketing é “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
O marketing internacional se diferencia do marketing local em relação ao mercado em que atuará, que será em outro país. Há uma necessidade de adaptação em relação ao marketing local pois as estratégias da empresa deverão ser adequadas às características de cada país em particular, observando seus aspectos econômicos, sócio-culturais, políticos/legais, financeiros e tecnológicos. É preciso fazer um estudo sobre cada país individualmente, sua cultura, economia, política, leis e normativos, regras de marcas, patentes, licenciamento e câmbio. Cada aspecto pode vir a facilitar ou dificultar o processo de marketing internacional. É importante que a cultura do país seja respeitada pelos profissionais de marketing para que se possa obter sucesso.
O marketing internacional também se utiliza do “marketing mix” (Produto, Preço, Praça e Promoção), fazendo as adaptações necessárias. É preciso levar em conta a análise do câmbio dos países. O valor da moeda nacional em relação à de outro país tem grande influência no Preço, por isso é fundamental que a empresa acompanhe o câmbio e a situação financeira do país no qual faz negócio. O Preço no mercado externo sempre será mais elevado do que no seu país de origem, devido aos impostos e aos custos logísticos. Em qual país será inserido o produto? Qual canal de distribuição será utilizado? Na Promoção, que tipo de ação de promocional e de mídia será utilizada no mercado externo? Muitas empresas, ao globalizarem suas marcas, criam uma marca mundial de fácil assimilação em