Marketing internacional
São Paulo, 04 de Abril de 2014
Sumário
História do Marketing 1
Conceito de Marketing Internacional 2
Marketing doméstico 3
Marketing de exportação 3
Marketing internacional 4
Marketing multinacional 4
Marketing global 5
Divisões de Marketing 6
Marketing pessoal 6
Endomarketing 6
Marketing cultural 7
Marketing de relacionamento 7
Marketing de serviços 8
Marketing de nicho 9
Globalização 10
Exemplos de empresas de marketing internacional 12
Bibliografia 13
Hoje, não podemos pensar na internacionalização de uma empresa apenas como uma medida paliativa ao desaquecimento do mercado interno, sendo a exportação uma saída meramente imediatista para aumentar o consumo.
A internacionalização é um processo contínuo e que demanda um esforço constante e profissional, não deixando espaço para curiosos e aventureiros e quem pensa diferente, certamente irá perder dinheiro.
Analisando isso, desenvolvemos este trabalho sobre Marketing Internacional.
História do Marketing
O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é “uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar". .
Em meados da década de 50, nasceram nos EUA algumas disciplinas dedicadas ao estudo do mercado, congregando-se, no seu conjunto, em uma nova especialidade, a Mercadologia. Mais tarde, percebendo a limitação desta expressão para significar o estudo do mercado, os acadêmicos passaram a utilizar a expressão “Marketing” mais abrangente por usar a palavra “Market” (Mercado), com o sufixo “ing” sinalizando que as práticas mercadológicas são constantes.
Para que se possa ter uma visão geral adequada dos conceitos básicos do marketing, faz-se necessário conhecer a sua evolução histórica. O