TRABALHO ACADEMICOS
Figura 01 – Operários..........................................................................................5
Figura 02 – Operários..........................................................................................5
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. A PESQUISA 2
3. ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 5
4. SEGURANÇA NO TRABALHO 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
6. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Atualmente nos pais o setor da construção civil é um dos principais geradores de empregos e absorve uma boa porcentagem da mão de obra dos Pais, e ouve uma necessidade de melhorar as condições de trabalho na construção civil, devido ao tipo de trabalho que na maioria das vezes são pesados, e exige um grande esforço físico, seja por esforços repetitivos, ou por assumirem posturas inconvenientes que no futuro causam problemas sérios, Algumas pesquisas referentes à ergonomia na construção civil já existe, o que é importante para melhorar as condições de trabalho dos operários do setor e consequentemente a qualidade dos serviços executados. Entretanto, ainda há uma grande carência de estudos nessa área de conhecimentos. Mas na construção civil diferentemente das indústrias que procuram deixar seus equipamentos ergonomicamente otimizados, a ergonomia está mais ligado a segurança do trabalho, a ergonomia neste setor é uma sub-área que faz parte da área maior denominada de Engenharia do Trabalho.
E devido ao grande numero de acidentes que ocorrem neste setor os principais objetivos da ergonomia são de propiciar segurança, saúde e conforto.
Nesse sentido, procurou-se fazer uma revisão dos riscos ergonômicos nas etapas de estrutura, uma