Madeira
Prof. Guilherme Corrêa Stamato
Sistemas estruturais e suas aplicações nas estruturas de madeira
• É muito importante conhecer profundamente o comportamento estrutural da madeira ao avaliar uma estrutura. • Devido às características naturais da madeira, essa apresenta comportamentos mais indicados para determinados sistemas estruturais.
• Com a combinação da madeira com outros materiais, como concreto e aço, pode-se tirar proveito das melhores características de cada material.
Sistema viga/coluna (ou Pilar/viga)
É o mais primitivo dos sistemas estruturais, e também o mais utilizado hoje na construção de casas com estruturas de madeira.
Nesse sistema, basicamente existem grandes esforços de flexão, esforços medianos de compressão e cisalhamento e baixos esforços de tração Sistema viga/coluna (ou Pilar/viga)
A madeira se adequa bem à esse sistema estrutural, pois apresenta boa resistência. Deve-se ficar atento às grandes flechas e momentos fletores, que demandam grandes seções de madeira. Deve-se ater também às considerações das ligações como rotuladas ou engastadas, coerentemente com o detalhamento que essa deverá apresentar
Sistema viga/coluna (ou Pilar/viga)
Nesse Sistema Estrutural se adequam desde simples varandas até grandes estruturas como pontes, coberturas de ginásios, etc.
Sistema treliçado
O Sistema Estrutural treliçado é o que mais remete ao uso da madeira. Nesse sistema, as barras estão sujeitas basicamente à esforços normas (tração e compressão paralelos às fibras da madeira). Essas são as condições onde a madeira apresenta suas melhores propriedades. Sistema treliçado
No Sistema
Treliçado deve-se ficar atento às ligações entre as peças de madeira, que podem ser por entalhe ou com uso de conectores, tais como pregos, parafusos, chapas com dentes estampados, anéis, etc. Deve-se atentar também para a