USINAGEM
1. Defina usinabilidade?
É a facilidade com que o material pode ser cortado, torneado, fresado ou furado sem prejuízo de suas propriedades mecânicas.
2. Como era medida a usinabilidade para os materiais clássicos (antigos) de usinagem? Por que este método está saturado? Quais são as críticas ao método clássico de avaliação da usinabilidade? 3. O que é dureza de um material para usinagem?
É a resistência que o material impõe à usinagem. A dureza da ferramenta deve ser superior a dureza da peça a ser usinada. Dureza expressa a resistência a deformações permanente de um sólido 4. O que é a condutividade térmica? Qual sua influência?
Uma alta condutividade significa que o calor gerado é retirado rapidamente da região de corte
(absorvido pela peça). Isto favorece a usinabilidade. Porém, é necessário uma refrigeração eficiente. Esta propriedade não pode ser facilmente alterada dentro de um determinado grupo de materiais.
5. O que é encruamento? Qual sua influência?
Elevação da tensão de escoamento na fase de deformação plástica, ou seja, é o fenômeno que ocorre no metal com aumento da dureza devido à deformação plástica (só ocorre a frio). O encruamento causa modificações nas propriedades mecânicas do material.Taxa de encruamento = Uma alta taxa de encruamento significa que a resistência do material é aumentada.Requer mais energia para a formação do cavaco,então, tem-se baixa usinabilidade.Favorece ainda, a formação da APC.
6. Como é o encruamento para ferros fundidos?
7. Como é o encruamento para aços inoxidáveis?
Os martensíticos apresentam altos teores de carbono. Isto eleva a dureza e, portanto, piora a usinabilidade. Um maior esforço de corte é requerido, devido à presença de partículas duras e abrasivas de carboneto de cromo. Para combater o encruamento (austeníticos), uma das técnicas é a adição de elementos que formam inclusões frágeis. Outra alternativa é realizar um processo de deformação a