Trabalho de anatomia ifto
2.0 LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS LINFONODOS NOS ANIMAIS
2.1 - Linfonodo Mandibular
2.2- Linfonodo Parotídeo
2.3- Linfonodo Retrofaríngeo
2.4- Linfonodo Pré-escapular
6 2.5- Linfonodo Pré-crural
2.6- Linfonodos mamários
2.7- Linfonodos íleofemurais
2.9- Linfonodo poplíteo
3.0 IMPORTÂNCIA CLÍNICA E ONCOLÓGICA DOS LINFONODOS
2.8 Linfonodos da bifurcação aórtica
ELENCANDO OS LINFONODOS
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural – cep. 77950.0 - Araguatins– TO raimundo1-2@hotmail.com/maiada240@gmail.com
1.0 INTRODUÇÃO
Nos vertebrados, o sistema circulatório é composto pelo sistema circulatório sanguíneo (sangue) e o sistema circulatório linfático, que é desenvolvido pela linfa. Este meio de transporte serve para desempenhar diversas funções no organismo do animal.
Mesmo que o sangue tenha a função de levar os nutrientes para células e remover todos os restos da atividade celular, ele não entra em contato direto com essas células. A comunicação entre o sangue e os tecidos é geralmente feita pelo sistema linfático.
Neste sistema os capilares não são completamente vedados, permitindo desta forma a passagem de leucócitos, grande variedade de nutrientes e ainda algumas pequenas proteínas e água. A passagem destes se dá através de aberturas entre as células de suas paredes ou através de suas próprias células por um processo conhecido como difusão. Os eritrócitos por terem tamanho maio e também grandes proteínas são retidos na parte interna dos capilares. O fluído que deixa os capilares é quase idêntico ao plasma do sangue, mas perde a maior parte de suas proteína s. Este fluído é um meio que banha todas as células e é conhecido como fluído intersticial, através do qual os nutrientes, gases e resíduos são trocados entre o sangue capilar e as próprias células.
O sistema linfático estabelece uma ligação essencial entr e a corrente sangüínea e o fluído que banha as células desempenhando uma função adicional na