Texto e Textualidade
Texto é um conjunto de palavras e frases que juntas transmitem uma mensagem, em outras palavras, um texto é uma unidade linguística de extensão superior à uma frase. O mesmo pode ser de forma oral ou escrito, formal ou informal, as suas características vão depender do receptor. São alguns elementos que de atos comunicativos: as intenções do produtor, a comunicação face a face, o espaço de perceptibilidade visual e acústica comum, entre outros. Todo texto em sua composição tem que ter a junção de fatores com coerência, para que possa ser compreendido de maneira fácil. O autor traz aspectos que dão ao texto maior compreensão, são eles: o pragmático, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa; o semântico-conceitual, de que depende sua coerência; e o formal, que diz a respeito de sua coesão.
2. O que é textualidade
Textualidade é o conjunto de características que dá um sentido a um aglomerado de palavras formando um texto. Beaugrande e Dressler (1983) aponta sete fatores da textualidade : coerência e coesão, intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situcionalidade, informatividade e a intertextualidade.
2.1 Coerência e coesão
A coerência tem grande importância para que um texto seja compreendido, pois, ela é a responsável por dar sentido ao texto, através dela o leitor poderá entender a mensagem que o autor quer transmitir, envolve os aspectos lógicos, semânticos e cognitivos.
Para que exista coerência em um texto e ele seja interpretado é necessário que seu sentido seja construído pelo autor e pelo leitor, a partir do que ele já conhece sobre o assunto retratado, assim sendo, a coerência se dá a partir do sentido e da articulação entre as ideias, os parágrafos e os fatores de conhecimentos do receptor. O texto será coerente quando for possível estabelecer um sentido.
A coesão é a responsável por unir as ideias do texto para garantir sequenciação e compreensão, dando sentido ao contexto, ela