pragas e doenças do café
São muitas as espécies de insetos e ácaros que atacam o cafeeiro, desde suas raízes, até ramos caules, folhas e frutos. Entre eles, a Broca-do-café principal algoz do café Conilon
A plantação de café conilon tem como principal algoz, uma praga conhecida como broca-do-café
A plantação de café Conilon tem como principal algoz, uma praga conhecida como broca-do-café. A broca-do-café nada mais é que um pequeno besouro de cor escura responsável pela infestação de toda a plantação. No entanto, não se pode menosprezar a informação de que são muitas as espécies de insetos e ácaros que atacam o cafeeiro, desde suas raízes, até ramos caules, folhas e frutos.
“Sempre presentes na cultura ou apenas esporadicamente, essas espécies devem ser consideradas, estudadas e combatidas, pois podem provocar sérios danos às plantas”, afirma o professor José Aires Ventura, do Curso Como Produzir Café Conilon, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
As pragas secundárias, aquelas que aparecem esporadicamente, são a cochonilha branca, que ataca os frutos; a lagarta das rosetas, que também ataca os frutos do café; a cochonilha Orthezia, a broca dos ramos ou broca das hastes e o bicho-mineiro. As pragas secundárias aparecem devido a fatores como desequilíbrios ecológicos, mudanças climáticas e uso excessivo de defensivos.
Portanto, aqueles que pretendem produzir o café Conilon e ter sucesso em seu investimento, deve conhecer todas essas pragas e se preparar para combatê-las, caso sua plantação seja por elas atacada.
A broca-do-café nada mais é que um pequeno besouro de cor escura responsável pela infestação de toda a plantação
Broca-do-café
A broca-do-café é um pequeno besouro de cor escura. As fêmeas penetram no fruto e constroem galerias nas sementes, onde colocam os ovos. Dos ovos saem as larvas, que têm cor esbranquiçada e comem vorazmente o fruto. Dentro do fruto, a larva vira pupa. E, depois, fechando