Texto e textualidade
O que é texto? TEXTO - escrito ou oral; O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos; TEXTO - dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal; TEXTO - Unidade de linguagem em uso, cumprindo função sociocomunicativa (1ª função).
Existe uma série de fatores pragmáticos que contribuem para a construção e reconhecimento do texto, ou seja, para sua produção e recepção: I - As intenções do produtor/redator; II - Jogo de imagens mentais que cada um dos interlocutores faz de si, do outro e do outro com relação a si mesmo e ao tema do discurso/texto;
III - O espaço de perceptibilidade visual na comunicação; IV - O contexto sociocultural em que se insere o discurso, delimitando os conhecimentos compartilhados pelos interlocutores (tom de voz, postura....).
2ª função: Unidade Semântica O texto pode ser percebido pelo receptor como um todo significativo: A coerência – responsável pelo sentido do texto. Esse é coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o conhecimento de mundo do receptor/leitor que precisa deter os conhecimentos necessários à sua interpretação.
Grande parte destes conhecimentos necessários não vem explícita, mas fica dependente da capacidade de pressuposição e inferência do receptor/leitor. A coerência do texto deriva de sua lógica interna e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso/texto.
3ª Função: Unidade formal, material Elementos lingüísticos devem se mostrar reconhecivelmente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
O texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos: I - pragmático: atuação informacional e comunicativa; II - semântico-conceitual: coerência; III - formal: coesão.
TEXTUALIDADE Conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto e não apenas uma seqüência de frases. Fatores responsáveis: I -