Texto e exercicios
1) Funções da linguagem
1) Função referencial ou denotativa: ocorre quando a linguagem se centra no referente, no objeto,quando o emissor busca dar informações objetivas sobre o objeto, sobre qualquer assunto, tema ou coisas. É a linguagem das notícias de jornais , dos livros científicos, das ciências. Na função referencial usamos uma linguagem objetiva, imparcial, em que prevalece o uso do verbo na 3ª. Pessoa.
2) Função Conativa ou apelativa correr quando a linguagem centraliza no receptor da mensagem. Ela ocorre quando o emissor procura influenciar o comportamento do receptor, buscando modificar esse comportamento. E a linguagem dos discursos políticos e religiosos, dos sermões, das propagandas de TV, de jornais, revistas e rádios, das propagandas políticas e religiosas, das campanhas em geral de saúde, políticas, das publicidades que se dirigem diretamente ao consumidor.
3) Função Fática ocorre quando a linguagem se centra no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor ou testar a eficiência do canal. È a linguagem das falas telefônicas e dos prefixos radiofônicos. Linguagem que é carregada de expressões como ao, então, entende?, ai então, está me ouvindo?, tudo certo? Então tchau, aqui é a rádio...
4) Função Poética: esta função se centraliza na mensagem, revelando recursos imaginativos, criados pelo emissor. É uma linguagem afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Á a linguagem figurada presente em obras literárias, em letras de música, em algumas propagandas, na fala fantasiosa de crianças.
5) Função metalingüística: ocorre quando a linguagem se centra no código; é o uso da linguagem para falar dela própria. A poesia, que fala da poesia, um texto que comenta outro texto, uma crítica que retoma um tema, o dicionário que dá sinônimos e define as palavras.
6) Função emotiva: tem esse nome quando se centraliza predominantemente no emissor,