Exercício do texto: "Felicidade Clandestina"
1ºQual era o objeto do desejo da narradora do conto? Como ela o obteve?
R=O livro as reinações de narizinho de monteiro lobato. Através da descoberta da mãe do que acontecia toda vez que aquela menina (narradora) ia diariamente a sua casa
2ºcomo a narradora do conto caracteriza psicologicamente sua colega, a filha do dono da livraria? Selecione passagens da narrativa que confirmem sua resposta.
R=Caracteriza como uma menina, cruel e sádica. Mas que talento tinha para a crueldade; Comigo exerceu com calma ferocidade o seu sadismo
3ªReleia a frase “ela toda era pura vingança, chupando balas com barulho”. O efeito sonoro, criado no texto pela presença dos sons representados pelas letras p, d e b em “chupando balas com barulho” realça que ideia?
R= De que aquela menina chupava balas com barulho para provocar inveja nas colegas.
4ºDepois de obter o livro de Monteiro lobato, como agiu a narradora em relação a ele? Como você explica as atitudes da narradora?
R=não saiu pulando como sempre mas ficou confusa, atordoada, isso porque havia experimentado uma conquista tão desejada por tanto tempo. 5º Tendo em vista que os sentidos do texto literários estão expressos também em suas entrelinhas, interprete a frase que encerra o conto: “Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante”.
R=O sentido da frase é comparar as dificuldades de uma mulher que possui um amante, há uma certa sensação prazerosa, de enfrentar obstáculos que dá mais gosto a uma conquista assim, como as falsas dificuldades criadas pela narradora.
6º Reflita sobre o titulo do conto. Considerando que “clandestino” significa “feito às escondidas”, como se pode explica a opção pelo uso dessa palavra?
R=Clarice Lispector escolheu o titulo para representar a felicidade que a menina (narradora) sentia ,uma felicidade escondida.