Texto E Exercicios GENETICA POPULACOES
Quando estudamos, em determinada família ou linhagem, o modo de transmissão de uma característica genética, podemos obter informações a respeito do comportamento daquela característica especificamente em relação àquela família. Os resultados obtidos não representam o comportamento da população à qual pertencem e isso se deve ao fato de que a amostra é muito pequena e, como sabemos, uma amostra muito pequena pode conter imensas distorções em relação ao total da população. Logo, dificilmente as proporções genotípicas e gênicas presentes em tal linhagem ou família poderiam representar as proporções genotípicas e gênicas da população como um todo.
No início do século passado havia ainda outra questão a ser respondida:
“Será que a frequência de um gene recessivo, em uma população, tende a diminuir ou se mantém estável, ao longo das gerações?”
Estudos realizados por Hardy e Weinberg, que trabalharam independentemente, concluíram que, sob certas condições, a frequência dos alelos recessivo e dominante se mantém constantes ao longo das gerações. A esse conjunto de condições necessárias chamou-se “Equilíbrio de Hardy-Weinberg”.
CONDIÇÕES PARA QUE HAJA O EQUILÍBRIO DE HARDY-WEINBERG
As populações estarão em Equilíbrio de Hardy-Weinberg quando não estiverem atuando nenhum dos fatores evolutivos, isto é, quando não houver a ação de nenhum fator capaz de provocar alteração das frequências gênicas, pois são essas alterações que promovem a evolução ao longo das gerações. São eles:
1) A população deve ser suficientemente grande a ponto de manter as proporções estatísticas;
2) Deve haver cruzamentos panmíticos, isto é, todos os indivíduos devem ter as mesmas chances de cruzamento;
3) Não devem ocorrer mutações;
4) Os alelos A e a não devem estar sujeitos à seleção natural, isto é, devem ter igual viabilidade;
5) Não devem estar ocorrendo migrações.
Note que (1): Uma população com tais características não existe na natureza; trata-se de uma população IDEAL. Na