texto virada
A arte é capaz de transformar uma sociedade, através das reflexões e construções coletivas, promovendo a solidariedade e a promoção da pessoa humana.
A cidade de Jundiaí no século XX, também ocupou sua representatividade no desenvolvimento cultural regional, com um importante patrimônio cultural, material e imaterial. Desta forma a cidade construiu ao longo dos anos sua identidade, que a todo momento se reformula e necessita de novas ações. Com isso, a Virada Jundiaí assume uma função social, capaz de impulsionar ações transformadoras e de responsabilidade coletiva para as gerações atuais e futuras.
Desta forma, promover e difundir a arte com a Virada Jundiaí significa colaborar para a formação de uma sociedade igualitária, sendo responsabilidade de todos. Assim, não utilizaremos padrões limitados e que desrespeitem a conjuntura local. Impulsaremos de maneira coletiva diversas manifestações culturais, capaz de amplificar a cultura como fator essencial da formação humana.
A Virada Jundiaí é um evento formado pela participação da sociedade e tem como uma de suas funções ser fonte para uma reflexão sobre a necessidade da construção coletiva. A apropriação dos espaços públicos por meio da arte é uma das maneiras de fortalecer as relações democráticas e populares, que são fundamentais para a construção de sujeitos críticos e autônomos.
A principal característica da Virada Jundiaí é ser afirmar como espaço da possibilidade do encontro das diferenças e das semelhanças, o que permite a constituição de identidades plurais, mas, acima de tudo, humanas. Com efeito, o evento torna-se espaço de encontro da sociedade. Encontro daqueles que, na diferença, se fazem iguais.
Objetivos e finalidades
A Virada Jundiaí tem por objetivo promover a reflexão por meio das artes integradas, possibilitar a apropriação dos espaços públicos e fortalecer a construção coletiva de Jundiaí.
Objetivos específicos
Promover o desenvolvimento da área cultural, com ênfase