Texto um jovem professor
Sumário
→ Professor estratégico → Para o Estado
→Burguesia → Mercado Capitalista →Agentes da mídia →Demandas do mercado →Economia → Necessidades de Reforma → Culpar o Professor→ dominação das classes trabalhadoras.
A imprensa o Estado às classes dominantes vem o Professor como um elemento estratégico, pois é o professor o intermediário que transmite o pensamento da burguesia para a classe dos trabalhadores, tornando a Escola e a escolarização um processo utilitário, para atender as necessidades e demandas do capitalismo dentro da sociedade. Para que o professor repasse essa idéia é preciso moldá-lo de acordo com o mercado capitalista. O principal responsável pela docialização do professor é o Estado, pois juntamente com a mídia propõe uma campanha perversa que afirma que a educação é a salvadora da Pátria, sendo o professor o único responsável pelo sucesso ou insucesso do nosso País, dando a entender que o problema de desigualdades de falta de emprego, educação de qualidade seja propriamente do professor, ocultando o verdadeiro mentor de todos os problemas sociais e econômicos do nosso país.
O governo a partir do conceito de que os professores são importantes para o desenvolvimento e uma educação de qualidade do nosso país, mas são desqualificados colocam a idéia de uma reforma dos profissionais da educação, uma reforma onde os professores possam ser mais flexíveis, uma reforma que passa a englobar conceitos capitalistas juntamente com o mercado de trabalho, formando pessoas que aceitem a dominação que o capitalismo impõe. O principal objetivo dessas “reforma”