Bons motivos para estudar
Não faltam bons motivos para explicar a importância de um curso sobre Ética e Cidadania para professores e alunos das escolas técnicas, nem para justificar a necessidade de editarmos um livro que lhe servirá como suporte didático.
O primeiro deles é a constatação de que a atitude ética vem ganhando cada vez mais espaço como requisito para a valorização do profissional na sociedade em geral e no mundo do trabalho. Essa atitude vem se fortalecendo também no universo empresarial. Muitas empresas assumem suas responsabilidades na sociedade, desenvolvem projetos educacionais, ambientais, de inclusão social e vários outros.
Elas divulgam em diversos canais de comunicação tais ações para informar aos clientes de que modo atuam como organizações socialmente responsáveis.
Um segundo motivo da importância do tema abordado neste livro é que a nossa atuação como cidadãos ativos e incentivadores da ética poderão melhorar muito se desenvolvermos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes adequados a determinadas situações do cotidiano. Assim, poderemos nos entender melhor quanto às necessidades, direitos e deveres de cada um. Esses conhecimentos, habilidades e posturas se mesclam e se integram, constituindo competências pessoais e sociais que se revelam quando interagimos com pessoas e grupos e nos posicionamos quanto a situações e problemas coletivos, sejam eles públicos, institucionais, organizacionais, ambientais ou muitos outros.
Uma terceira razão da relevância desta obra é a atual importância que assume a relação entre ética e competência, tema que vem sendo abordado por vários autores de diversas universidades.
Para professores e alunos das escolas técnicas, tem especial interesse o conceito de competências apresentado na Proposta de Currículo por Competências para o Ensino Médio, que também é significativa e apropriada para o ensino técnico, publicada pelo Centro Paula Souza:
Competência é a capacidade de