ATPS Educacao Jovens e adultos 2013
Educação de Jovens e Adultos
Campinas – SP
2013
INTRODUÇÃO
Considerando que através do estudo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é possível aprofundarmos os conhecimentos sobre vários aspectos dessa modalidade de ensino, tais como: características e especificidades, desafios políticos e históricos, políticas públicas, a condição social e histórica dos sujeitos da EJA e a formação do educador, o desenvolvimento dessa ATPS possibilitará :
O reconhecimento e respeito das manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas.
O respeito à diversidade, assim como às diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
A identificação dos problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.
Nessa ATPS apresentaremos a elaboração de um Plano de Aula que contemple as considerações, acima descritas, na área da Língua Portuguesa, buscando refletir sobre a importância da educação de jovens e adultos na sociedade atual, os objetivos, os conteúdos e as propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA, a importância de Paulo Freire para a educação e o conceito de Andragogia.
JUSTIFICATIVA
Ao refletirmos sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no cenário da educação brasileira, é importante pontuar que essa modalidade de ensino, passou por muitas mudanças, com importantes conquistas na legislação nos últimos 25 anos.
No entanto, também é importante ressaltar que estamos falando de uma modalidade de ensino, a qual é colocada em segundo plano, no