Texto preliminar 01 Cidadania
Tema: Cidadania
Concepção do tema:
Diante de tantos problemas que enfrentamos hoje em nossa sociedade, será que fazemos nossos papéis de bons cidadãos? Esta é a pergunta que queremos lançar no começo deste tema professor Rainero, para que possamos discutir a questão da Cidadania. “Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação”.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário, e até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos". Juarez Távora - Militar e político brasileiro.
Todo indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade, é considerado um cidadão, e a cidadania é exercidas por esses indivíduos que chamamos de cidadãos. A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.
Cidadania na realidade brasileira
Em um país de terceiro mundo como o Brasil, podemos perceber que existem graves falhas por parte da população em questões básicas de cidadania. Infelizmente temos a cultura de olharmos somente para o nossos interesses, fazendo assim com que a concepção de cidadão se perca exclusivamente em interesses próprios e não da população em geral. A falta de informação, de cultura e