Texto os passaros
2-) a) O professor defende que se deve respeitar a forma de língua em que as crianças se expressam, levando-as a perceber que essa forma, no entanto, não é a que o país considera oficial. Devemos assim, ensinar a forma correta a essas crianças. b) Não, o comentário do jornal é maldosa, pois, atribui ao professor uma atitude de valorização do errado que ele não tem. As palavras do professor transcrita no texto contradizem a preconceituosa posição do redator do jornal.
3-) Sim, a história nos mostra duas mulheres, porém, não sabemos quem são, nem o que estão falando. Nós leitores não sabemos, mas as mulheres sim e como as duas sabem do que estão falando, o texto vai seguindo de forma coerente.
4-) a) Pintassilgos, sabiás e canários, no caso (os professores), pelo fato, de não terem buscado o conhecimento e o aperfeiçoamento, já que nascerá com o canto, com o dom.
b) Pintassilgos, sabiás e canários, representando no texto (os professores), por achar que seu conhecimento fosse o bastante, não imaginavam que o que realmente valia era a diplomacia de seus conhecimentos. c) Eles: ao urubu (gestores), por terem a autoridade de exigir o certificado. Seus: aos passarinhos (professores), pois, mesmo com toda sua capacidade, é necessário a comprovação mediante diploma ou certificado. d) Refere-se as pobres aves (os professores), por terem o dom do canto, a capacidade e dedicação, não acharam necessário tal diplomacia, já que, nascerá com o canto, então, simplesmente