Atps- 4º período de psicologia
“Os principais pontos da teoria kleiniana e sua contribuição para a psicanálise atual.”
Melanie Klein se baseou em teorias clássicas de Frued, como, também em seus próprios conceitos.
As contribuições de Melanie Klein à psicanálise se desenvolveram a partir de alguns dos textos mais tardios de Freud, como "Além do Princípio do Prazer" (1920), "O Ego e o Id" (1923) e "Inibição, Sintoma e Angústia" (1926).
Alguns componentes específicos da psicanálise kleiniana:
1. Principais desenvolvimentos teóricos em Klein
● Conceitos sobre as etapas mais primitivas do desenvolvimento psicossexual, à luz da segunda teoria dos instintos de Freud, sobre as fantasias inconscientes e as primeiras defesas contra a angústia.
● O conceito de posição.
● Os conceitos sobre a formação do ego, do superego e sobre a situação edipiana.
● O conceito de mundo interno.
● O novo status dado ao objeto e, sobretudo, às relações internas de objeto.
● O conceito dos mecanismos de introjeção e projeção como atuantes desde o início da vida psíquica em bebês.
2. Características importantes e específicas da psicanálise kleiniana:
> O setting psicanalítico
É o conjunto de recursos e procedimentos colocados no atendimento e oferecidos ao paciente, desde o início o espaço físico do consultório com seus móveis e objetos, o número de sessões semanais com seu ritmo próprio, até a pessoa do analista com sua atitude adequada e as interpretações que ele dá ao analisando.
> A interpretação a interpretação deve abranger tudo que, de alguma maneira, o paciente mostra ao analista, tudo que faz parte de um convite que o paciente faz ao analista para que este conheça e participe do seu mundo interno, tal como o paciente o conhece e experimenta. As fantasias inconscientes devem ser interpretadas e trabalhadas no aqui e agora dentro da sessão e, sempre, as interpretações devem abranger a situação transferencial global: fantasias relacionadas ao analista, à análise, e ao setting.
> O