esquizofrenia
Trabalho apresentado ao
Curso de psicologia Noturno-3
Semestre-da faculdade Uniban/Anhanguera, como
Exigência parcial para obtenção de nota da cadeira de
Psicologia do desenvolvimento, sob a supervisão
Da professora Penha.
São Bernardo do Campo
2014
A teoria Piagetiana sensório motor é divida em seis etapas, que vai do nascimento até os dois anos de idade.
1ª estágio: Vai do nascimento até aproximadamente um mês e meio de vida. Os reflexos inatos, ao serem exercitados, vão sendo controlados e coordenados.
2º estágio: vai de aproximadamente 1 mês e meio até 4 meses. A criança, depois de executar por acaso uma ação que provoca uma satisfação, passa a repetir essa mesma ação.
3º estágio: vai de 4 a 8 meses. É durante esse período que as reações circulares do bebê passam a ser secundárias, ou seja, o foco da ação é externo ao bebê, como quando a criança descobre um brinquedo e o utiliza para brincar.
4º estágio: Vai aproximadamente de 8 a 12 meses. Nessa fase, há um desenvolvimento na coordenação das reações circulares secundárias. Assim, o bebê já possui maior controle sobre a manipulação do meio externo, e conduz ações voltadas a um objetivo, ou seja, tem intencionalidade em seus atos. As crianças então conseguem coordenar esquemas elementares para conseguir algo que eles querem.
5º estágio: ocorre entre 12 a 18 meses, aproximadamente. Nessa fase, os bebês apresentam reações circulares terciárias, em que testam ações a fim de obter resultados parecidos, ao invés de apenas repetir movimentos que trouxeram satisfação. Há uma interação das reações primária e secundária, existindo então um foco nos objetos e no próprio corpo. Cole & Cole (2003) diferenciam as reações circulares terciárias das secundárias por conta do caráter de tentativa e erro da primeira, enquanto as reações circulares secundárias envolvem apenas esquemas anteriormente adquiridos.
Nesse período há o início do desenvolvimento