Texto Meio Ambiente
Segundo Miller (1985), nosso planeta pode ser comparado a uma astronave deslocando-se a 100 mil quilômetros por hora pelo espaço sideral sem possibilidades de parada para reabastecimento, mas dispondo de um eficiente sistema de reaproveitamento de energia solar e de reciclagem de matéria. Existem atualmente na astronave, ar, água e comida suficientes para manter seus passageiros. Tendo em vista o progressivo aumento do numero desses passageiros sem forma especial e o estilo de vida adotados pelos mesmos e a ausência de portos para reabastecimento, pode-se vislumbrar, a médio e longo prazos, problemas sérios para manutenção de sua população.
Miller compara o Planeta Terra a uma astronave que vaga pelo universo sem possibilidades de parada em uma de suas teorias. Ao comparar a terra a uma espaçonave Miller enfatiza a necessidade do combustível para o funcionamento da astronave, e é o que ocorra há milhões de anos, por uma auto sustentação a Terra, tinha se mantido viva e funcional, atendendo a todas as necessidades dos seus tribulantes.
A terra tem tido sua forma original de auto manutenção alterada, com o surgimento de novos tribulantes que tem sabotando a configuração original da astronave, ou seja, com o surgimento e desenvolvimento da especie humana, esta raca tem interferido no meio original(a natureza) que se auto mantinha, tem extraído tudo o que o meio oferece e não tem reposto, tem estragado o ar a água e a comida -unica forma de mantimento de seus tribulantes - e tem interferindo no sistema de reaproveitamento de energia principalmente de reciclagem da astronave. A matéria prima extraída do meio é alterada e devolvida com composições desconhecidas pela natureza o que dificulta o trabalho de reciclagem. antes apenas matéria orgânica era devolvida, hoje materiais com uma nova composição demoram ate mil anos para se tornarem natureza novamente e a natureza tem desperdiçado energia na reciclagem destes materiais.
A questão maior que não