Etapa 4 De Financeira
Passo 1
Métodos de orçamento de capital com risco
O principio financeiro fundamental de toda empresa é oferecer um retorno de seus investimentos que cubra pelo menos a expectativa mínima de ganho de seus proprietários de capital. Sendo assim teoricamente toda decisão de investimento que provem um retorno maior que seu custo de capital cria valor( riquezas) ao seus proprietários
Risco é outra expressão para incerteza e instabilidade.Um investimento é chamado livre de risco se o seu retorno é estável e confiável. Os investidores, geralmente consideram as letras do Tesouro, emitidas pelo governo norte americano,como um investimento livre de risco,sobretudo porque têm retornos certos e garantidos.
Em orçamento de capital, não há projetos livres de risco. Os fluxos de caixa futuros de um projeto,inesperadamente, podem aumentar ou diminuir.A taxa pela qual os futuros fluxos de caixa foram investidos pode não permanecer a mesma. Existem muitos os fatores que podem reduzir os fluxos de caixa esperados:perda de participação no mercado, aumento no custo dos produtos vendidos,novas regulamentação ambientais,aumento no custo de financiamento.Como sempre há risco no orçamento de capital a principal tarefa dos analistas de investimento é selecionar projetos sob condições de incerteza.
Abordagem equivalente à incerteza é a de separar a duração dos fluxos de caixa de seu descontos, então pela a taxa livre de risco.
A analise de sensibilidade é uma maneira popular de descobrir como o VPL de um projeto se altera se as vendas, os custos demão de obra ou de materiais a taxa de desconto,ou outros fatores variarem de uma situação para outra, a analise de sensibilidade é um estudo de hipóteses ou suposições.
O modelo CAPM estabelece uma relação linear entre risco e retorno para todos os ativos, permitindo apurassem para cada nível de risco assumindo a taxa de retorno que primia essa situação. Embora apresenta algumas limitações ,o modelo é extremamente útil para