Texto dissertativo: meio ambiente
Profª. Dulce Maria Pereira
Tutoras: Maria de Fátima Silva e Neuirk Pereira
Acadêmica: Ana Dias dos Santos
Matrícula: 09.2.9607
Polo: Itanhém Bahia
Data: 04 de Fevereiro de 2013
ATIVIDADE ( 01)
TRABALHO INICIAL
Esta atividade está baseada nos textos EDUCAÇÃO AMBIENTAL,CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE Autor: Pedro Jacobi, Gestão Ambiental- para Pesquisa. Pensar o Ambiente: bases filosóficas Para a educação ambiental e o vídeo de Edgar Morim-Educação-Parte 2.
Novos enfoques para os problemas ambientais passaram a modificar o programa educacional como resultado das preocupações e orientações formuladas pela Conferencia das nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Desde então, a Educação Ambiental passou a ser considerada como campo de ação pedagógico, adquirindo relevância e vigência internacional. Infelizmente a forma como as sociedades predominantes promoveram o desenvolvimento, fizeram ciência e desenvolveram tecnologias, ( Leff, 1999), gerou o “mau desenvolvimento que, na prática tem se mostrado predatório, penoso e injusto. O progresso, entendido apenas com avanço técnico, material e crescimento econômico, esta sendo dentro de padrão de produção, de consumo, de acumulação e de vida insustentável”. Isto é, por meio de um domínio sobre a natureza, feito à custa de riscos ambientais locais e globais.
Ulrich Bech identifica a sociedade de risco como uma segunda modernidade ou modernidade reflexiva, que emerge com a globalização, a individualização, a revolução de gênero, o subemprego e a difusão dos riscos globais. Já os riscos atuais, caracterizam-se por ter consequências, como: os riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos. E, como a sustentabilidade confronta com o