Texto III
A ação do sistema antrópico como agente modificador dos processos e dos fluxos de matéria e energia, pode ser observada pelo uso e ocupação das terras nas mais variadas formas existentes. Tal ação, quando desconhece o funcionamento dos sistemas físico/naturais, ou quando calcada em valores puramente econômicos, acabam por ocasionar degradação ambiental, em muitos casos irreversíveis, haja vista que o rompimento dos limiares de resiliência(1) força o sistema a buscar novo estado de equilíbrio, porém sempre diferente de seu estado pré-existente.
Um sistema é composto matéria e energia onde a estrutura, constituída pelas relações entre estes e entre seus atributos, reflete a quantidade, qualidade e distribuição de matéria e energia no sistema estudado. Em termos gerais, matéria representa o material, qualquer substância sólida, líquida ou gasosa, que ocupa lugar no espaço, e que será mobilizada pelo sistema, ou armazenada pelo mesmo.
Energia(2), segundo a Física, trata-se da capacidade de realização de trabalho e, dependendo da sua quantidade, tipo e distribuição, garantem os processos de funcionamento do sistema.
ECOSSISTEMAS NATURAIS E ANTRÓPICOS
Texto 03
Sistema Ambiental (excertos)
De acordo com Lima e Queiroz Neto (1997), o ambiente é o resultado de relações imbricadas de fatores físicos, químicos, biológicos e sociais, interferindo uns sobre os outros e variando no espaço e tempo. Um sistema ambiental (organização espacial) pode ser caracterizado como entidade organizada na superfície terrestre formada pelos sistemas físico/natural e antrópico, bem como por suas interações. O sistema físico/natural é composto por elementos e processos relacionados ao clima, solo,