Documento
É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo está representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros.Dessa maneira,todas as contas de liquidez imediata,ou que se convertem em dinheiro a curto prazo, serão classificadas neste grupo.O ativo circulante abrange valores realizáveis no exercício social Assim, por exemplo, uma empresa cujo exercício social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exercício de 31 de dezembro de 2006, deverá classificar no Ativo Circulante todos os valores realizáveis até 31 de dezembro de 2007.Na empresa cujo ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo deste ciclo. Raramente, é usado esta classificação de forma que, pode-se adotar a classificação das contas como circulante se forem realizáveis ou exigíveis no prazo de 1 (um) ano.
O ativo circulante divide-se nos seguintes subgrupos:
.Disponível
.aplicações financeiras
.valores a receber a curto prazo(realizável a curto prazo).
.estoques
.despesas Antecipadas
Disponível
Inclui as contas de maior grau de pagamento do ativo.É constituído pelas disponibilidades imediatas da empresa,como dinheiro em caixas,cheques recebidos e ainda não depositados e saldos de depósitos bancários movimentáveis a vista.Também fazem parte do disponível títulos e aplicações financeiras de pagamento imediato,identificados geralmente por meio de conta destacada.
Aplicações financeiras
São aplicações em títulos e valores mobiliários resgatáveis a curto prazo.Essas inversões são realizadas normalmente por uma quantidade não utilizada temporariamente no caixa das empresas e são muito importantes notadamente ao resguardar o poder de compra em ambientes inflacionarios.As aplicações financeiras podem ser efetuadas em títulos