texto filosofico
Posted in Como escrever um artigo filosófico por conteudomental em 20/10/2009
Como escrever um artigo filosófico.
Resumo do “Writing a philosophy paper” de Peter Horban.
Treinamento apropriado, muita prática e trabalho duro.
Não é um artigo de pesquisa ou um exercício literário de expressão de si mesmo. Não é um relato do que vários pensadores disseram a respeito de determinado assunto. Não apresenta as últimas descobertas a partir de testes ou experimentos. Não apresenta suas impressões ou o que você sente a respeito de um tema. Diferentemente disso tudo é uma DEFESA RACIONAL DE UMA TESE.
Acima de tudo, deve existir um ponto específico para o qual você está tentando estabelecer fundamentos e justificativas para que o leitor aceite seu ponto de vista.
Antes de começar a escrever, você deve estar apto a especificar exatamente o que você está tentando apresentar. Não basta ter uma idéia aproximada. Uma idéia aproximada apenas significa que você ainda não trabalhou o suficiente para elaborar o que vai mostrar ao leitor. Significa que a idéia ainda não foi bem compreendida por você e que ela não está totalmente clara. Você não tem as certezas necessárias. Enquanto você não conseguir escrever sua tese em uma simples sentença, ela não está clara o suficiente para você começar a escrever sobre ela.
A próxima tarefa e determinar como irá convencer o leitor que sua tese está correta. Em duas palavras, seu método deve ser de persuasão racional. Deverá apresentar ARGUMENTOS. Não considere que seus argumentos são fortes ou óbvios o suficiente para não ter que expandi-los para facilitar a compreensão do leitor. Considere que seu leitor é inteligente e conhece bastante sobre o que você está escrevendo. Pense que você tem uma oportunidade única, e que tem que aproveitá-la de forma precisa.
Não exagere na quantidade de argumentos. Considere um ou dois e os explore profundamente.
Use uma pequena introdução objetiva apenas para situar o