FISIOLOGIA DO MUSCULO CARDIACO E ESQUEL TICO
UNILAGO
CURSO DE FISIOTERAPIA
FISIOLOGIA DO MUSCULO CARDIACO E ESQUELÉTICO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2010
INDICE
Sistema muscular 3
Fisiologia muscular: Fisiologia do Músculo Estriado Esquelético 4
Constituição do filamento grosso 5
Constituição do filamento fino 5
Contração Muscular 6
Relaxamento Muscular 6
Fisiologia muscular: Fisiologia do Músculo Estriado Cardíaco 7
Referências Bibliográficas 8
Sistema muscular
Os músculos são estruturas anatômicas constituídos principalmente por tecido muscular, caracterizadas pela contração (são capazes de diminuir seu comprimento) como resposta a diversos tipos de estímulos nervosos e realização de movimentos, as fibras musculares que possibilitam a motilidade dos seres vivos. As contrações musculares que podem ser voluntarias e involuntárias, elas movimentam partes do corpo, inclusive órgãos internos; dão forma ao corpo e produzem calor. No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, de diversos tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção. Os músculos podem ser formados por três tipos básicos de tecido muscular: - Tecido Muscular Estriado Esquelético - Tecido Muscular Liso - Tecido Muscular Estriado Cardíaco.
Fisiologia muscular: Fisiologia do Músculo Estriado Esquelético
O músculo estriado esquelético está ligado aos ossos e tem como característica funcional a movimentação do esqueleto.
É formado por numerosos conjuntos de fibras contráteis denominadas fascículos, e os fascículos são constituídos por numerosas fibras.
Essa fibra muscular é uma célula larga e cilíndrica, multinucleada e visível em microscopia de luz, com diâmetro entre 10 a 100 µm e que podem atingir até 30 cm de comprimento. É denominado de estriado pelas suas estrias transversais. Apresenta controle voluntário.
Cada fibra muscular está revestida por uma membrana delicada denominada de sarcolema, que