Texto Divulgac A O C
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde revelou um aumento significativo no número de crianças acima do peso no Brasil. Entre 1989 e 2009, o número de meninos acima do peso subiu aceleradamente, passando de 15% para 34,8%, a porcentagem entre as meninas subiu ainda mais entre esses mesmos anos, indo de 11,9% para 32%, atualmente 35%, e os meninos 32%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves no século XXI, cada ano 2,8 milhões de pessoas adultas no mundo morrem em consequência a obesidade. Crianças obesas tendem a permanecer assim quando adultas, gerando então doenças não transmissíveis porém graves como diabetes e doenças cardiovasculares, por conta disso a OMS considera a obesidade infantil prioritária.
Podemos incluir o marketing como uma das causas para obesidade infantil, as crianças se persuadem mais que os adultos e idosos com as propagandas, principalmente com as propagandas dos Fast-Food's, eles usam táticas que atraem as crianças, como personagens divertidos e brindes.
O sedentarismo é um dos fatores que levam as crianças à obesidade, principalmente atualmente, podemos dizer que ele esta diretamente ligado com a urbanização e o avanço da tecnologia, as crianças deixam de ir ao clube praticar esportes pois ficam em casa jogando videogame ou atualizando as redes sociais.
Pesquisas feitas pela UER