texto dissertativo
● TEXTO NARRATIVO – É um relato de fatos, reais ou imaginários. O texto narrativo sempre tem a presença de personagens e de um narrador que pode ser também um personagem (narrador personagem, foco narrativo em primeira pessoa) ou pode estar de fora da história (narrador observador, foco narrativo em terceira pessoa). A linguagem utilizada no texto narrativo reproduz a fala de personagens e, portanto, não está presa a regras da norma culta. Outra maneira de identificar o texto narrativo é através dos discursos utilizados: discurso direto (quando o narrador reproduz exatamente o que o personagem falou), discurso indireto (quando o narrador reproduz com suas palavras o que o personagem disse) e discurso indireto livre (reproduz aquilo que o personagem fala consigo mesmo, como se falasse sozinho ou pensasse alto).
● Ex: Notícia de jornal, narração de jogo de futebol, conto, romance, crônica, textos literários em geral.
● TEXTO DISSERTATIVO – Expõe uma situação e, baseado no fato exposto, o autor comenta, expõe sua opinião, apresenta argumentos e leva o leitor a refletir sobre determinado fato. A linguagem deve ser formal, a estrutura bem definida (introdução, desenvolvimento, conclusão) e escrita respeitando a norma culta. Não se admite gírias em dissertações, tampouco informações irreais. É um texto sério e informativo. Ex: Editorial de jornais, caderno de artigos sobre política e economia em jornais.
Veja os dois fragmentos de textos abaixo e marque qual deles é narrativo e qual é dissertativo:
TEXTO 1
“Dizendo isto, o Diabo sacudiu a cabeça e estendeu os braços, com um gesto magnífico e varonil. Em seguida, lembrou-se de ir tr com Deus para comunicar-lhe a ideia, e desafiá-lo: levantou os olhos, acesos de ódio, ásperos de vingança, e disse consigo: -