determinar massa específica do solo
Determinação da massa específica dos grãos do solo que passam na peneira de 4,8 mm.
3 Materiais e Equipamentos Materiais: Amostras de solo e água destilada. Equipamentos: Peneira no. 4, estufa, picnômetro, fogareiro elétrico ou bomba de vácuo, termômetro, balança, aparelho de dispersão, funil de vidro.
4 Procedimentos
A amostra de solo foi destorroada e passada na peneira de 4,8 mm (nº 4) e seca em estufa. Desta amostra, tomou-se aproximadamente 70 g para cada picnômetro de 500 ml.
Pesou-se o picnômetro vazio, seco e limpo (P1).
Colocou-se a amostra de solo no picnômetro e pesou o picnômetro com solo (P2).
Colocou-se água destilada, até cobrir a amostra de solo. Agitou-se o picnômetro para que a água envolvesse todos os grãos do solo. O picnômetro foi então levado ao fogareiro deixando-o ferver por 15 minutos para expulsar todo o ar existente entre as partículas de solo.
Deixou-se o picnômetro esfriar um pouco a temperatura ambiente.
Encheu-se o picnômetro com água, ficando aproximadamente 1 cm abaixo da base do gargalo e colocou-se em banho de água à temperatura ambiente, deixando durante 15 minutos para equilibrar a temperatura.
Após os 15 minutos anotou-se a temperatura do banho, completou-se com água e colocou-se a rolha perfurada, de modo que a água aflore-se até a sua superfície, retirou-se do banho e enxugou-se com pano seco e limpo.
Pesou-se o picnômetro + solo + água (P3).
Foi descartado todo o material e pesou-se novamente o picnômetro com água (P4).
Calculou-se a massa específica dos grãos do solo (ρs):
Onde:
Ms = Massa do solo seco (g)
Vs = Volume de grãos do solo (cm3)
Logo:
Ms = Picnômetro + solo (P2) – Picnômetro (P1)
Vs = (Picnômetro + água) (P4) – Picnômetro (P1) – (Picnômetro + solo + água) (P3) – (Picnômetro + solo) (P2)
Então: Foi feito um ensaio por grupo, totalizando dois ensaios, sendo o valor da massa específica dos grãos do solo obtida pela média dos dois ensaios.
5