Texto dissertativo argumentativo
O texto dissertativo tem por finalidade informar, discorrer explicar o assunto em pauta; já no texto argumentativo o escritor tem o objetivo persuadir que sua ideia é a melhor, e assim mudar a opinião e o comportamento de quem o lê. Logo, podemos concluir que dissertativo argumentativo é uma junção dos dois tipos, onde a além de uma informação coerente com a realidade, tem de convencer ao leitor que o seu ponto é o correto. A estrutura do texto dissertativo argumentativo é distribuídas em alguns tópicos: introdução, desenvolvimento da opinião, argumentos e conclusão.
*A introdução fica no primeiro parágrafo, onde é apresentado o tema ou problema a ser discutido, a posição do autor a respeito do assunto e sua tese.
*O desenvolvimento e os argumentos geralmente ficam no segundo parágrafo se o texto for pequeno, mas podem ser divididos em dois também. Aqui o autor tem de mostrar com clareza a sua posição, explicando sua tese, e tentar convencer o leitor com seus argumentos que o que está sendo lido é certo.
*Por fim, a conclusão é situada no último parágrafo. Aqui é colocada as soluções viáveis ao problema exposto na introdução, fazendo um pequeno resumo sobre tudo que já havia sido explicado e sintetizar a ideia geral do texto. Não há um público alvo especifico para o texto dissertativo argumentativo. Vemos muitos escritores, estudantes, pesquisadores e professores usando-o. Seja para fins científicos, de literatura, história, psicologia, ou qualquer outro tema, os profissionais em suas áreas especificas usam-no para apresentarem suas teses e opiniões. Então podemos dizer que todas as pessoas estão sujeitas a escrever pelo menos um texto dissertativo argumentativo na sua vida, seja nas escolas, faculdades, vestibulares, ENEM, nos seus trabalhos ou por puro lazer.