TEXTO DE METODOLOGIA
Metodologia científica na acepção moderna, caracteriza-se como sendo um conjunto de métodos, regras e postulados, usada em determinada disciplina para melhor elaboração e desempenho de um trabalho científico.
A possibilidade de se obter o saber através da prática ou estudo sistematizado, fez da ciência, do latim scientia, um tipo conhecimento com capacidade de apreender ou registrar os fatos, demonstrando-os por suas causas constitutivas ou determinantes (PRESTES, 2008, p.23). A mesma, também pode combinar-se com outras ferramentas do conhecimento, possibilitando o seu melhor desenvolvimento. Desta maneira, observa-se com precisão qual a é a sua importância.
Nesse estudo, pretende-se mostrar que a metodologia científica se faz necessária em âmbito universal para melhoria e/ou criação do pensamento crítico-reflexivo.
METODOLOGIA CIENTÍCA E A SUA IMPORTÃNCIA
A aceitação de quase toda a comunidade científica, é de que o planeta terra tenha aproximadamente 4, 56 bilhões de anos, tendo como principal teoria para o seu surgimento, o Big Bang. Dentre os seres que surgiram, pode-se citar homem, conhecido taxonomicamente como Homo sapiens sapiens, do latim “homem sábio”.
Há quase 200 mil anos na terra, o homem caracterizou-se como sendo a única espécie social por natureza, pois sempre desejou conhecer, entender e influenciar o meio a sua volta, procurando elucidar a natureza e os fenômenos que nela ocorrem, através da religião, filosofia e ciência.
A princípio, para o homem, todos os acontecimentos possuíam explicação sobrenatural e utilizavam o sacrifício humano como forma de amenizar as consequências por eles sofrida. Com o passar do tempo, outra forma de pensar se dissipou e os eventos passaram a se basear no certo e no errado e nas manifestações artísticas, como a arte, a música e a dança. Esse pensamento difundiu-se pelos artesãos.
Na Grécia, por volta de 700 a.c, uma nova corrente de ideias começou a se propagar. Os filósofos (Sócrates, Platão