Resumo texto de Metodologia a Historia
FACULDADE SUMARÉ
Trabalho de Metodologia do Ensino de História
SÃO PAULO
2014
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ
“Trabalho do 6° semestre”
Cássia Cristina Mathias - RA 1213539 Cícera da Silva Santos – RA 1211795 Pier Carla Carolina M. Santos - RA 1211356 Rosimeire Lira P. Ferreira - RA 1211883
Prof ª Humberto Carlos Mairena Cunha
SÃO PAULO 2014
TRABALHO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 6° PERÍODO
Texto I.
“(...). Assim, quando dizemos que a educação ficará ao serviço da Nação, queremos significar que ela, longe de ser neutra, deve tomar partido, ou melhor, deve adotar uma filosofia e seguir uma tábua de valores, deve reger-se pelo sistema das diretrizes morais, politicas e econômicas, que formam a base ideológica da Nação, e que, por isso, estão sob a guarda ou a defesa do Estado”. (CAPANEMA, Gustavo, apud, Mariete S. A educação brasileira e o Estado Novo, p.25). 1- Qual o papel atribuído à educação?
No período do Estado Novo o papel atribuído a educação e da história ensinada era o de oferecer a grande elite uma escola de qualidade e a classe popular um ensino de formação profissional.
Para a educação era importante formar cidadãos obedientes que respeitassem as normas vigentes e que produzissem para o avanço da Nação.
Era interessante na época um país hegemônico, que atenuasse as diferenças regionais e raciais, assim diminuindo o atraso do desenvolvimento do Brasil.
Durante o período do Estado Novo a educação nacional foi submetida ao mais alto grau de centralização, principalmente ao que se refere ao caráter