TEXTO DE APROFUNDAMENTO BIBLICO
“VINDE E VEDE”
Aprofundaremos Jo 1,35-51, no qual relata o encontro de Jesus com os primeiros discípulos. Inicia-se com o seguimento de André e um discípulo anônimo, que adere a Jesus após o testamento de João Batista. Logo em seguida, André anuncia Jesus para o seu irmão Simão (vv. 40-42). Nos vv. 43-44 temos uma ruptura com a sequência narrativa, pais é o próprio Jesus quem toma a iniciativa de chamar Filipe. Nos vv. 45-46 retoma-se a sequência (apresentação de Jesus por outra pessoa e seguimento imediato), pois será Filipe a testemunhar para Natanael que Jesus, o Nazareno, é o Messias esperado. Segue o diálogo entre Natanael e Jesus (vv. 47-50), que termina com a promessa da visão futura (v. 51).
O texto começa com o testemunho de João, que indica Jesus como o “Cordeiro de Deus”. Esta expressão nos reporta à experiência do Êxodo, sobretudo, a experiência pascal (Ex 12,1-4) e a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Desse modo, João apresenta Jesus não como o Messias, mas como o Salvador (cf. 1,29c) e ao mesmo tempo anuncia o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim, Jesus é o “Cordeiro de Deus” que inaugurará a Nova Páscoa e a Nova Aliança entre Deus e a humanidade.
Diante dessa indicação de João Batista, os discípulos não resistem e seguem Jesus. O verbo “seguir” tem basicamente dois significados no Evangelho segundo João (Jo): (1) o aprender do Mestre e (2) conforme a sua vida de acordo com seus ensinamentos, aderindo aos seus objetivos e colaborando na sua missão.
Os gestos de Jesus de “ver”, “voltar-se” e “pergunta”, no v. 38, reforçam a certeza de que todo discipulado nasce da iniciativa de Jesus e da resposta dos discípulos. Inicialmente, Jesus não apresenta condições, nem exigências, nem inicia falando de si, mas deseja saber o que esses discípulos esperam, por que e para que eles estão seguindo. Pois podem existir seguimentos equivocados, adesões baseadas em ilusões, expectativas,