RELATORIO Mamografia Maria Cristina
2112 palavras
9 páginas
1- INTRODUÇÃOO trabalho foi realizado no Hospital e Maternidade SAMEL o intuito desde trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas no decorrer deste estágio para obtenção da nota final do curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Mamografia. Assim como a parte teórica, a prática também é de suma importância.
O estágio foi supervisionado, um período de 120 h, podendo em fim, por em prática toda a teoria.
Podemos ver como é o dia de um Hospital de médio porte, como se comportar diante de situações inesperadas.
Fomos orientadas de forma muito clara com relação ao acolhimento dos pacientes, á realização do exame de forma correta,, como recepcionar o paciente, as orientações dada antes do procedimento,os complementos, as classificações BI-RADS, aprendemos a trabalhar as imagens de forma a colaborar com o trabalho do Médico Radiologista que lauda os exames.
Vimos também alguns casos de nódulos, calcificações, linfonodo etc.
Participamos de alguns exames complementares, e com manobra de Eklund.
2- MAMOGRAFIA
A mamografia é a melhor técnica para diagnóstica câncer de mama em mulheres acima de 35 anos, trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama.
Esse exame é extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres n pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa.
A mamografia é o único exame que pode detectar o câncer de mama no inicio.
A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente, a mamografia só é recomendada para mulheres jovens abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentam sintomas ou histórico familiar de câncer de mama.
2.1-QUANDO INICIAR O PRIMEIRO RASTREIO Mulheres na faixa etária de 40 e 69 anos de idade devem ser submetidas a rastreamento mamografico pelo menos a cada