TEXTO DE ANALISE DO LIVRO DO GENESIS
CLAUDOMIRO AUGUSTO RODRIGUES
TEXTO DE ANÁLISE BÍBLICA DO LIVRO DO GÊNESIS
RIO CLARO/SP
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CLAUDOMIRO AUGUSTO RODRIGUES – RA: 1159985
TEXTO DE ANÁLISE BÍBLICA DO LIVRO DO GÊNESIS
Claretiano Centro Universitário, Teologia, Bíblia I: História de Israel e Introdução à Bíblia (Pentateuco e Históricos), Professor Francisco Benedito Leite.
RIO CLARO/SP
2014
TEXTO DE ANÁLISE BÍBLICA DO LIVRO DO GÊNESIS.
O livro do Gênesis no seu primeiro capítulo nos coloca diante da criação do mundo e da humanidade. No relato da criação, notamos o cuidado do autor em ordenar em dias as etapas da criação feita por Deus, bem como faz questão de deixar notório que tudo o que Deus havia feito era bom. A obra da criação acontece em seis dias, para somente no sétimo Deus descansar. Percebemos a harmonia entre as coisas criadas e o poder da palavra de Deus ordenando que tudo fosse feito. Por trás da obra da criação notamos um Deus poderoso, que não somente cria, mas que está muito acima de todas as coisas criadas (CUSTODIO; M. A. C., 2013, p. 45).
A narrativa da criação nos ensina, sobretudo, a respeitar a criação de Deus como fundamento essencial para valorizar a vida humana e demais seres vivos (CUSTODIO; M. A. C., 2013, p. 41). A nossa relação com a natureza, os animais e tudo mais que fora criado por Deus, deve ser aquela mesma do criador no ato da criação “ver que tudo é muito bom” (Gn 1,10; Gn 1,12; Gn 1, 18, Gn 1,21; Gn 1,25; Gn 1,31) e assim, cuidar daquilo que o criador colocou sob nossa responsabilidade.
É válido ressaltar o gesto do criador em descansar após a criação. Em seis dias Deus trabalhou e no sétimo descansou (Gn 2,2). O texto nos apresenta outro grande ensinamento: a necessidade do descanso após uma jornada de trabalho. O descanso é necessário não só para repor as energias do corpo e da mente, mas para que seja uma oportunidade de encontrar de forma mais profunda a família, os