Texto brecht
CURSOS PROFISSIONAIS — 3º Ano
PORTUGUÊS — MÓDULO 11 — TEXTOS DE TEATRO II
O que é o teatro épico? A Influência de Brecht
Teatro épico - é uma nova conceção de teatro defendida por Brecht (1898-1956) que surge por oposição ao teatro clássico. O teatro brechtiniano possui objetivos pedagógicos: não deve impor emoções aos espectadores, deve fazer com que eles pensem.
O teatro épico não pretende que o ator viva a ação, mas que a demonstre. Ao contrário do teatro clássico que desperta emoções, levando o espectador a identificar-se com o herói a ponto de sentir "terror e piedade", o teatro épico pretende levar o espectador a pensar, a refletir sobre os acontecimentos e a tomar posições na sociedade em que se insere. Por isso, Brecht defende a distanciação, pois a identificação com o herói desperta as emoções, leva o espectador para o universo poético do palco, prejudicando a sua análise objetiva e crítica. Por isso, o teatro deve esforçar-se por manter a distanciação evitando que a emoção perturbe a capacidade de análise crítica do espectador. A exposição, no palco, do que está errado levará o espectador a descobrir a sua própria situação no mundo e a encontrar forma de combater injustiças sociais. O teatro deve ser um instrumento de construção social, um "laboratório" de transformação.
Brecht afirmava que o objetivo do teatro épico e da distanciação é estudar o comportamento do homem em certas situações e mostrar que estas podem e devem ser alteradas. É, pois, a desmitificação, a revelação de que as desgraças humanas não são eternas, mas históricas, podendo, por isso, ser superadas. Enquanto o teatro clássico desencadeia a tranquilidade do espectador, o teatro épico agita a consciência do público, obrigando-o a tomar resoluções e a agir.
O teatro épico é estritamente histórico: ele recorda ao público que assiste a uma exposição de