Texto Aula De Globaliza O
Desenvolvimento econômico da década de 80 – altos custos sociais e ambientais (construção de hidrelétricas que causam danos ambientais e sociais que fazem desocupação das áreas).
Construção de fábricas multinacionais em áreas de preservação (contaminam direta e indiretamente os solos, a atmosfera, rios e mares e desmatando as florestas.
O ser humano deve ter uma formação com pensamento ecológico, para proteger nossas riquezas.
O homem, muitas vezes não se envolvem com as questões políticas/ambientais, abrindo espaço para pessoas responderem pelo coletivo, mal-intencionadas.
Os avanços do processo industrial e da agricultura agro-exportadora que despreza relação entre homem e natureza fizeram com que o mundo se reunisse para discutir, dialogar e propor soluções concernentes a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida (Rio 92, Rio +20). (Discussão ambiental que tratou criar estratégias de combate aos danos ambientais).
Surgiu como espaço onde depositaram esperança de um mundo cujo olhar fosse direcionado para questões ambientais, através de diálogos e práticas, uma vez que nesse encontro foi primeira vez na história mundial onde encontraram lideres estatais, sociedade civil organizada, empresas e governos locais juntos, unindo forças em prol do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida. (todos se reconheciam como peças chaves do grande problema que estava sendo abordado).
As cidades são celeiros de relações sociais, no entanto a qualidade de vida está diretamente relacionada aos diversos grupos sociais oriundos de uma sociedade capitalista, que elabora indicadores de acordo com o padrão de consumo de cada grupo, gerando as disparidades nesses padrões, comprometendo a qualidade de vida de boa parcela da população.
A vida agitada das cidades nos faz procurar lugares onde possa nos trazer paz e tranquilidade.
Esses lugares geralmente são parques florestais, praias, lagoas, zona rural.