TEXTO ARGUMENTATIVO
DIREITO
O PRECONCEITO ACONTECE A PARTIR DE ONDE OS PÉS PISAM:
Compreendendo e interpretando o preconceito.
CURITIBA
2015
IGOR COSTA OLIVEIRA – 1NA
PRODUÇÃO DE UM TEXTO ARGUMENTATIVO
Trabalho apresentado à disciplina Direito e Linguagem, como requisito parcial para obtenção de nota do terceiro bimestre do Curso de Direito da Universidade Positivo.
Professora: Victoria Vieira
CURITIBA
2015
O PRECONCEITO ACONTECE A PARTIR DE ONDE OS PÉS PISAM:
Compreendendo e interpretando o preconceito.
Como esquecer na história que Brasil foi constituído por processos imigratórios? Ou também, como ignorar que no passado os povos indígenas, que muito antes habitavam a América, foram expulsos, explorados e coisificados de seu próprio território? Será mesmo que “parte” do chamado “Novo Mundo” foi descoberto pelos portugueses, em destaque pela figura histórica do navegador Pedro Álvares Cabral? Por que os portugueses, justamente, aqueles que colonializaram as terras tupiniquins possuem figuração “heroica” de desbravador na história do Brasil? Não seria eles os “vilões”? Alguns historiadores chegaram a chamar o primeiro contato entre os portugueses e indígenas de “encontro de culturas” será mesmo que houve isso? Não seria mais adequado retratar na história o primeiro contato como “desencontro de culturas”? Já que não só no processo de colonização como nos dias atuais o extermínio aos indígenas se fazem presentes.
Enfim, os acontecimentos do passado é mesmo página virada? O preconceito com aqueles que diferentes do “homem europeu” é algo que não existe mais no Brasil? Xenofobia entre outros preconceitos ficaram presos somente em livros que retratam a formação da nação verde-amarela? Talvez questionamentos como esses não representam muita significância na vida dos brasileiros de hoje, no entanto, percebe-se na contemporaneidade posturas e comportamentos não muito distantes dos “heroicos-portugueses”.
Prova disso, é os recentes