A imigra o ilegal africana para pa ses europeus
A imigração de africanos para um dos continentes mais ricos do mundo – em grande medida por ter sido colonizador e escravizador – é um fenômeno que ocorre já há algumas décadas. Porém, pelo menos uma parte desses trabalhadores imigrantes eram absorvidos, porque eram funcionais a um mercado de trabalho que necessita de mão-de-obra de pouca qualificação, para funções secundárias.
Mais o que leva os africanos a procurarem os países europeus?
Podemos explicar exemplificando alguns fatores que a principal razão é geográfica.
A imigração ilegal para a Europa se intensificou no fim dos anos 1990, com a situação de crise na África. E ir para a Europa é o caminho mais fácil porque a rota é feita pelo Mediterrâneo, uma rota mais curta do que ter que atravessar o Atlântico, por exemplo.
Além disso, outro fator lembrado é o passado colonial envolvendo a Europa e a África. A África foi alvo da ação colonial europeia, diversas regiões de lá foram colônias de países europeus. A Somália, por exemplo, foi colônia italiana.
A África foi não somente explorada profunda e extensamente nos seus recursos naturais pelas potencias colonizadoras europeias, como foi vítima da mais brutal dos crimes – a escravidão. Milhões e milhões de africanos foram arrancados do seu mundo para serem transferidos para um continente alheio, para trabalhar como raça inferior, produzindo riquezas para a elite branca europeia.
Nenhum país ou continente pode resistir a esses mecanismos cruéis sem sofrer duramente suas consequências. A África foi colonizada até poucas décadas atrás e, mesmo com a independência, não mudou sua situação econômica e social, porque seguiu sendo explorada nos seus recursos naturais.
E daí vem as consequências, a Europa os trata como “bárbaros”, como “selvagens”, os desconsidera como seres humanos. Milhares morrem, outros tantos são devolvidos para a África. Agora são considerados produtores de cenas e situações incomodas para os