textil
ISSN 1984-9354
OTIMIZAÇÃO DO FLUXO PRODUTIVOS
EM UMA EMPRESA MANUFATUREIRA
DE PRODUTOS DE MODA PRAIA:
ESTUDO EMPÍRICO DE LAYOUT
ESTRATÉGICO UTILIZANDO
DIAGRAMA DE RELACIONAMENTOS
JOÃO GABRIEL DE ALMEIDA DOS SANTOS
(CEFET-RJ UNED NI)
Augusto da Cunha Reis
(CEFET-RJ UNED NI)
ROBERTA OLIVEIRA ABRAHAO
(CEFET-RJ UNED NI)
ANNA CAROLINA DOS SANTOS BARROS
(CEFET-RJ UNED NI)
Resumo
O presente estudo objetivou a analise do Layout de uma Fabrica Têxtil de moda praiana. Tal estudo orientou-se em entender o processo produtivo e assim analisar os possíveis gargalos no arranjo físico de seus departamentos. Desta forma, atraavés do Diagrama de
Relacionamento, foram identificados inconsistências na disposição dos setores, e fora criada uma proposta de melhoria de arranjo físico para a fábrica.
De acordo com a análise dos resultados explicitados neste trabalho, as mudanças na disposição dos setores através de entendimento dos processos concretizam que podem almejar ganhos na produção.
Palavras-chaves: LAYOUT; ARRANJO FÍSICO; DIAGRAMA DE
RELACIONAMENTOS; PROCESSOS PRODUTIVOS
VIII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
8 e 9 de junho de 2012
1. INTRODUÇÃO
Com a difusão da informação de forma mais rápida, o cliente tornou-se cada vez mais exigente. Isto acontece de forma acentuada em artigos de moda, onde são envolvidos fatores emocionais e culturais além do econômico.
Assim de acordo com Veiga et al 2010, a indústria da moda encontra-se diante de um desafio competitivo, onde o mercado exige resposta rápida, marketing e design. Contudo estão diretamente atrelados a inovação.
Tavares 2004 afirma que o Brasil conquistou o mercado internacional, com seus modelos de moda Praia impetuosos. Estes por sua vez sofreram alterações para que houvesse uma aceitação internacional, fazendo assim com que o produto se posiciona-se em uma curva de expansão. De acordo com Ballou 2009, as empresas despendem uma considerável parcela de tempo buscando maneiras de inovar no