textil
MODA-Turma1°E
TECNOLOGIA TÊXTIL
PROFª THAIS ALLINE REMUNHÃO
RAISSA RIBEIRO LELIS DA SILVA
RESENHA
Entrevista com Alfredo Bonduki,
Por Salomão Schvartzman
São Paulo
2014
Introdução
SALOMÃO SCHVARTZMAN
ENTREVISTA COM ALFREDO BONDUKI
Segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 23h30
Alfredo Bonduki presidente do sindicato industrial têxtil é entrevistado por Salomão Shvartzman. Ele aponta as vantagens comparativas que as indústrias têxteis brasileiras apresentam com relação aos outros países, fala das dificuldades que o país enfrenta no comercia exterior e apresenta fatores para melhorar o crescimento das indústrias têxteis no Brasil.
Resenha
O Brasil é a quarta maior indústria de confecção do planeta e o único país que dispõe de todas as matérias primas e integra em todas as cadeias de suprimentos têxtil. Isso conta como uma grande vantagem. Porém, encontra algumas dificuldades, como: a carga tributaria brasileira que é uma das maiores do mundo.
Uma empresa com porte simples ainda tem condições de competir dentro do mercado, mas quando passa do limite de micro empresa para um porte médio, a carga tributaria aumenta dificultando a competição.
As politicas do estado diminuem a capacidade do Brasil de disputar com o mercado asiático que ao contrario tem uma produção totalmente subsidiaria e com investimento a juros zero.
O contrabando e a importação descontrolada de produtos acabados são outros fatores que prejudicam o crescimento do país nesse setor, pois uma vez que a quantidade de produtos acabados que chegam ao país é bem maior que a quantidade de matéria prima exportada, a produção nacional perde força e por conta disso é destinada apenas para o consumo interno obtendo baixo índice de exportação.
Ou seja, o país tem estrutura e capacidade para uma produção de qualidade e que vá além do consumo interno, mas por conta de todas essas dificuldades ele não consegue se expandir.