Textil
O Monge e o Executivo
Aluna: Solange Fonseca
Turma: têxtil I noturno
Jaraguá 22 de novembro 2011
O livro narra a historia de John Daily, um executivo bem sucedido, casado e pai de dois filhos, desde o inicio de sua vida John se via perseguido por um nome Simeão. De todos os fatos e coincidência, John nunca conseguiu entender porque, sempre ao longo dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe trazia uma única mensagem: “Ache Simeão e ouça-o”.
Após um movimento sindical em sua empresa, as reclamações de sua esposa de seus filhos John e Sara, John começa a perceber que nem tudo esta do jeito como planejara. Diante dos fatos sua esposa sugere que vá pedir conselho ao pastor de sua igreja, o pastor recomenda que ele participe de um retiro em um pequeno e desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, perto do lago Michigan.
Uma das coisas que mais lhe chamou a atenção foi o fato de que o lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades locais. Apesar de sua indecisão o medo de perder sua família fez com que fosse.
O padre Peter foi quem o recebeu e informou o rotativo do retiro comentou que Len Hoffman era o responsável pelo curso de liderança, ao chegar ao mosteiro John percebeu que todos chamavam Len de “Simeão”.
Durante as aulas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança, como continuidade discussões sobre o velho paradigma, como não ter um cliente como inimigo, mas como aliado. Também foi comentado sobre os modelos de liderança dos quais Len acreditava que autoridade sempre se estabelece ao servir os outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questões sobre o ato de amar, que na visão de um líder deve ser traduzida pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento. Mais conhecido como amor agapé, à bondade, o respeito e a paciência são uma de suas características. Sinônimo de liderança, este conceito significa o que você fez e